Estamos com o bloco na rua!

Escrever após uma vitória de 3 tentos deveria ser fácil. Não é. A vontade de gritar uma superioridade inconteste é tentadora, sobretudo após a derrota dolorida para as meninas. Mas a vitória de ontem sobre o Uberlândia mostrou que nosso bloco está na rua para esse Campeonato Mineiro.

O Coelhão de Enderson Moreira tem mostrado desde o ano passado uma constância defensiva excelente, que ao contrário do que alguns dizem, não se deve apenas à qualidade de nossos zagueiros, mas de um meio de campo bem organizado, com ótimo desarme e um comprometimento geral com a marcação.

Faltava no time a saída de bola qualificada no meio. Em função disso, na Série B, nosso ataque precisava voltar para buscar a bola, com Bill fazendo o pivô e Luan e Matheusinho pelas pontas. A função de armador, essa ave rara do futebol brasileiro, cabia ao Renan ou Magrão. Mas a verdade é que ambos não têm o “cacoete” de armador.

Do atacante, pedimos “faro de gol”. De um volante, queremos raça e disposição. O zagueiro deve dar ao time estabilidade e segurança. Mas o armador, o tal camisa 10, precisa dar ao time o componente mais raro de todos: Genialidade. E este é o problema, meu amigo! Genialidade, no futebol, no Brasil, no mundo, está em falta. Foi substituída pela mecânica construção, pela bovina aceitação dos padrões e pela eficiência enganosa.

Renan não é esse péssimo jogador, a eterna Geni do América, onde jogamos pedras para justificar nossa indignação. Mas genialidade é encontrar caminhos onde não existem, é ver o que não foi visto. Renan é um talismã, alguém que participa do grupo com dedicação e merece todo o respeito do americano por isso, vestindo essa posição de armador em obediência ao técnico. Gérson Magrão na função de armador, com todo o respeito ao jogador, é como colocar um peixe para disputar os 100 metros rasos. Suas boas características são outras, não o insight necessário a um bom armador. Nosso time de Série B se moldou em torno dessa dificuldade.

Ao que parece, encontramos alguém para esse espaço. Serginho, que veio do Santos, fez sua primeira partida como titular e ouso desobedecer aqui a “Regra dos Cinco jogos de Sérgio Tavares”, que os ouvintes do Decadentes já conhecem em verso e prosa. O primeiro jogo de um novato no time é sempre algo de enganoso. A crônica da estreia tem tudo para ser leviana e ufanista.

A questão é que Renan e Magrão são velhos conhecidos nossos e sabemos seus limites e potenciais. No jogo de ontem, Serginho mostrou uma movimentação inteligente e boa habilidade de passe, recompondo bem o meio na perda da bola e participando na maior parte das jogadas de perigo que o América ofereceu, incluindo os gols. Genialidade é uma palavra assustadora, mas não se compreendida como a capacidade de achar brechas, espaços invisíveis a olho nu. O bom armador é como um bom general, que observa o movimento inimigo e se movimenta em busca da vantagem.

A dupla Zé Ricardo e David no meio está cada vez mais segura e entrosada. Ficar aqui elogiando o Zé do Coelho é desnecessário. Revelação da base que ainda trará alegrias a todos nós, inclusive defendendo a amarelinha. David tem mostrado real evolução.

Outra revelação da nossa base, o Glauco, se mostrou bastante nervoso ontem. Não acho que seja mau goleiro. É jovem e oscilará como todo jovem. O grupo precisa apoiá-lo, pois o Jory, reserva imediato, também é jovem.

A mudança no esquema promovida pelo Enderson parece ter produzido uma aproximação entre os setores, de forma que produzimos mais jogadas de triangulação e uma chegada mais rápida e qualificada ao ataque. Mesmo considerada a fragilidade do Uberlândia, o esquema parece promissor.

Mantendo esse esquema contra os caninos de Vespasiano, acredito que a vitória no domingo pós-carnaval pode acontecer. Clássico é outra coisa. Como diria Nelson Rodrigues, é daquelas coisas criadas antes do céu e da terra. Mas como eu quero a vitória nesse clássico!

Jairo Viana
twitter.com/jairovianajr


ASSINE O CANAL E ACOMPANHE O PODCAST AO VIVO: http://www.youtube.com/decadentes/

ASSINE O PODCAST NO SEU SMARTPHONE: iTunes, Android, RSS, DeezerTuneIn

SIGA OS DECADENTES NAS REDES SOCIAIS:
Facebook: http://www.fb.com/DecadentesAMG
Twitter: http://twitter.com/DecadentesAMG
Aplicativo: http://app.vc/decadentes

4 comentários sobre “Estamos com o bloco na rua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s