Candidato a ídolo

Ahhh, o ídolo! Esta figura tão importante dentro do mundo do futebol. Em nossa história, temos vários: Jair Bala, Juca Show, Milagres, Satyro Taboada e tantos outros que honraram nosso manto verde e preto com a dedicação que merecemos. Mas, atualmente, um certo garoto bom de bola tem se colocado como candidato a este posto: Zé Ricardo!

Natural de Bom Jesus do Amparo e ex-vendedor de pastéis na beira da BR-381, Zé Ricardo vem conquistando cada vez mais espaço no time e moral com a torcida americana. O “Zé do Coelho” tem, hoje, todos os ingredientes para, com o tempo, se tornar um ídolo americano.

Amor à camisa
Ídolo que se preze tem que ter identificação com o clube. Isso o Zé Ricardo tem de sobra. Oriundo das categorias de base do clube, o Zé do Coelho não se cansa de demonstrar o amor pelo América. É nítido o orgulho dele em defender as cores americanas, dizendo isto aos quatro cantos. Esse amor é tão grande que até mesmo no Natal, de folga entre os familiares, o volante candidato a ídolo foi visto vestindo o manto verde. Nada de tão surpreendente, afinal a noite de Natal costuma ser aquela em que costumamos escolher a melhor e mais bonita roupa, certo?

Carisma
Zé Ricardo está se tornando o queridinho das entrevistas. A humildade e o carisma do garoto tem encantado o público e os jornalistas. Terminadas as partidas, é hora de colocar o fone de ouvido e ouvir a simpatia e os inocentes palavrões do Zé do Coelho. E, logo depois do palavrão “escapulido”, vem o “Deus que ajude” do carismático Zé, ao agradecer pelo já tradicional relógio, prêmio dado ao melhor em campo. Em uma era em que jogadores de futebol dão respostas padronizadas, chatas e politicamente corretas, o Zé Ricardo foge à regra, esbanjando espontaneidade.

Zé Ricardo Mourão Panda

O sorriso fácil de Zé Ricardo – Foto: Mourão Panda (@photompanda)/América

Permanência no clube
Um ponto importante para que um jogador se torne um ídolo de um clube é o “tempo de casa”. Zé Ricardo está no América desde março de 2013 e, neste ano, renovou o seu contrato, que agora vai até 31 de dezembro de 2022. São 5 temporadas de contrato garantido pela frente. Tempo mais que suficiente para que a moral do jovem volante cresça ainda mais com a torcida. Porém, é óbvio que, durante este período, Zé Ricardo será cortejado por equipes mais poderosas do futebol brasileiro e mundial. O que nos resta é a esperança de que a identificação do volante com o clube, aliada à recente postura do América em manter suas joias, garanta uma longa permanência do Zé do Coelho no CT Lanna Drumond.

Raça
A garra de vencer demonstrada em campo é elemento importantíssimo na trajetória de um ídolo. Ainda mais para um volante. E esta já é uma característica muito forte no jovem Zé. Em entrevista recente, Zé Ricardo disse que, para ele, “treino é jogo e jogo é Copa do Mundo”. E isso não fica apenas nas palavras. Em nossa casa, no Estádio Independência, é prazeroso ver o Zé do Coelho lutando por cada bola, independente do adversário. Em partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro de 2018, o jovem volante americano não abaixou a cabeça para os experientes atletas adversários. Pelo contrário! Zé Ricardo participou de jogadas duras e não fugiu dos confrontos do jogo. O sangue verde corre nas veias!

Zé chorando

Zé Ricardo emocionado com o título de Campeão da Série B 2017 – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Bom futebol
Um jogador apenas com amor à camisa, carisma, permanência e raça, será, no máximo, uma figura importante e querida no clube. O que falta para esta conta fechar e a idolatria vir é ser bom de bola! Zé Ricardo é um jogador de qualidade desde os tempos de categoria de base. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, o Zé do Coelho já chamava a atenção pelo estilo pegador na marcação, aliado ao refinado passe na saída de bola, chegando a aparecer como surpresa no ataque. E, no profissional, a coisa não está diferente. Dono de uma personalidade forte em campo, ele fez parte do melhor sistema defensivo do Brasil em 2017, além de facilitar a saída de bola e a vida dos armadores e atacantes.

Em ano eleitoral, está oficialmente lançada a candidatura de Zé Ricardo ao cargo de ídolo da Nação Americana! Se será eleito, o tempo e o “eleitorado” americano é quem vai dizer.

Walisson Fernandes
twitter.com/FernandesWali


ASSINE O CANAL E ACOMPANHE O PODCAST AO VIVO: http://www.youtube.com/decadentes/

ASSINE O PODCAST NO SEU SMARTPHONE: iTunes, Android, RSS, DeezerTuneIn

SIGA OS DECADENTES NAS REDES SOCIAIS:
Facebook: http://www.fb.com/DecadentesAMG
Twitter: http://twitter.com/DecadentesAMG
Aplicativo: http://app.vc/decadentes

5 comentários sobre “Candidato a ídolo

  1. Parabéns Ze, desde pequeno mostrando raça e responsabilidade, um garoto de muita fé e super simples, Deus está te abençoando como você merece, e sempre vai estar com você, um grande abraço de toda nossa Família.

    Curtir

  2. Também sempre gostei muito da raça do Zé Ricardo, do estilo de cobrar os companheiros mesmo sendo um jogador tão jovem, da humildade e principalmente do raciocínio sempre adiantado da próxima jogada. Também espero que o Coelhão consiga resistir às futuras propostas.
    O pai desse menino assistindo ele jogar é um capítulo à parte que merece muito uma matéria!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s