América 2×1 Democrata: pareceu 1º jogo de temporada

América

Foto: Mourão Panda (@photompanda) / América

Os 17 pontos em nove rodadas no Campeonato Mineiro nos dão tranquilidade na tabela, faltando uma vitória contra a Caldense, em casa, na próxima quarta (19h30, viu?), para garantirmos o segundo lugar e a vantagem de atuar em casa nas quartas de final e dos dois resultados iguais nas semifinais, caso avancemos.

Porém, a tranquilidade na tabela não se repete dentro de campo.

O América não evoluiu do começo da temporada para cá. Ao contrário, andou para trás. Aquele clássico contra o Cruzeiro foi o ponto alto de 2018, pois mostramos bastante segurança defensiva contra um rival da Série A. Parecia questão de tempo, com a chegada de reforços, para melhorarmos o ataque. Não está sendo assim.

Os problemas do América

Enderson pode rodar o elenco e experimentar os jogadores, mas está fazendo isso errado.

É óbvio que isso precisa de uma base montada para, depois, ir introduzindo jogadores nas posições que não estão rendendo. Senão, a cada partida são novos jogadores, o time fica desentrosado como pareceu contra o Democrata, tendo dificuldades de dar toques de primeira, o que abriria a defesa retrancada do adversário.

É mais do que óbvio que Aylon é titular. Ele vai jogar mal às vezes, e aí será o momento de substituí-lo. O jogador do inimigo (Capixaba) só terá chance de render no segundo tempo, aprontando correria para cima de adversários mais cansados. Não dá para ser titular, nem precisa experimentar, neste caso.

Outra coisa óbvia é que Magrão não pode ser volante. Sua única função no time, inclusive nos tempos de Série B, era jogar aberto pela esquerda, na mesma função de Danilo Barcelos. Magrão não consegue marcar e, quando vai dar o bote, costuma fazer falta.

Assusta também a falta de habilidade de Juninho, que ainda por cima vai muito ao ataque, querendo dar bote na intermediária ofensiva. Onde já se viu um volante fazer isso quase todas as vezes? Depois ele não consegue voltar e deixa espaços que os zagueiros precisam cobrir, quebrando a marcação. Na Série A, uma atitude dessas é suicídio!

Foto: Mourão Panda (@photompanda)/América

Os dois volantes mais Serginho pareciam com medo de armar o jogo, recebendo passe dos zagueiros. Iam todos para a frente ficar escondidos atrás dos adversários, obrigando os zagueiros aos lançamentos malucos.

O que Enderson Moreira tem contra Christian? Sempre coloca todos os outros, menos ele. Justamente o jogador que pode fazer lançamentos mil vezes melhor do que os chutões pela linha de fundo de Messias. Renato Bruno também poderia receber chances, pois tem velocidade e pode infiltrar na área.

Outra coisa que chamou a atenção foi Giovanni. Por que ele passou a jogar no meio e simplesmente abandonou a lateral-esquerda? Quando jogou em sua posição, foi à linha de fundo e fez o cruzamento do primeiro gol do América. Será que ele não respeitou a ordem de Enderson Moreira ou o técnico é que o pediu para virar meia? Qualquer que tenha sido o motivo, está errado!

Para terminar, um jogador como Rafael Moura não pode perder um gol cara a cara com o goleiro, EM HIPÓTESE NENHUMA! Qualquer idiota sabe que não precisa de força num momento como aquele, apenas classe para deslocar o goleiro. Rafael Moura está devendo sim e precisa ser cobrado. Bill, nos bons momentos dele, era muito superior, mas muito mesmo!

Como o América pode melhorar

Qual sugestão dar a Enderson Moreira neste momento?

O que o técnico precisa fazer é acertar o meio-campo, que parece ser o grande problema do time. A começar pelos volantes, que não podem ser Magrão e Juninho. No lugar dele, eu daria uma chance a Christian, que pode até jogar ao lado de Juninho enquanto Zé Ricardo não volta para o lugar do segundo. Wesley precisa ser testado com Zé Ricardo por alguns jogos.

Deixando o sistema defensivo mais firme, aí será o momento de experimentar pontas e meio ofensivo. Marquinhos foi muito mal contra o Democrata, resta saber se ainda está desentrosado ou se se sente desanimado, o que não pode acontecer.

Hoje, o América precisa focar nas seguintes contratações: centroavante e camisa 10 para titulares, quem sabe um meia-atacante rápido e driblador, que consiga entrar na área com poder de finalização.

Vamos torcer para Marquinhos e Wesley se recuperarem no Coelhão. Mas, para isso, o resto do time precisa estar mais compactado e sabendo explorar as laterais, rodando a bola mais rapidamente. Fica a impressão de que não estão treinando fundamentos nem se entrosando nas atividades diárias.

O tempo é curto para conseguirmos tudo isso! AO TRABALHO!

Matheus Laboissière


ASSINE O CANAL E ACOMPANHE O PODCAST AO VIVO: http://www.youtube.com/decadentes/

ASSINE O PODCAST NO SEU SMARTPHONE: iTunes, Android, RSS, DeezerTuneIn

SIGA OS DECADENTES NAS REDES SOCIAIS:
Facebook: http://www.fb.com/DecadentesAMG
Twitter: http://twitter.com/DecadentesAMG
Aplicativo: http://app.vc/decadentes

8 comentários sobre “América 2×1 Democrata: pareceu 1º jogo de temporada

  1. Concordo. O que se destacou foi defensores saindo jogando e meio campo e atacantes se marcando, quase que de propósito…jogador do meio tem que sai jogando eles e atacantes se deslocando para receber, fazer, armar jogadas. Jogando assim, além de facilitar a marcação adversária, não há criação. O Cristian pode entrar e melhorar a equipe. Ontem até a defesa, nosso forte, esteve problemática e realmente, o problema está no meio. Preocupante.

    Curtir

    • Exatamente, estavam se escondendo do jogo, os jogadores perceberam isso. Teve um que chamou o Magrão pra voltar um pouco a fim de receber a bola. E é isso que os times retrancados querem. E concordo também que a defesa caiu de produção sim. Minha visão é que os volantes não estão marcando bem (os do último jogo), aí vai tudo pra cima da defesa. O Messias estava muito inseguro, meio estabanado. Teve um lance em que o Rafael Lima errou duas vezes seguidas, mas acho que ele vinha mancando um pouco em razão de uma falta antes. É preocupante sim.

      Curtir

    • Parece que o sistema defensivo decaiu e o time começa a ser construído da defesa pra frente. Claro que o Zé Ricardo faz falta, mas não podemos entrar com Juninho e Magrão juntos. Não sei por que o técnico não gosta do Christian, pra mim ele ajudaria muito no meio-campo. E tá faltando um cara como o Matheusinho, que vai pra cima, tenta o drible. Estamos muito lentos e burocráticos, parece que os jogadores estão se conhecendo agora.

      Curtir

  2. Magrão é ex jogador em atividade. Foi razoável no Cruzeiro e só. Serginho é fraco. Concordo que time não evoluiu. Esse segundo lugar é fantasioso. Dá-se muito mais pela fragilidade dos adversários. Jogamos pra não perder. Isso vai nos colocar na zona do rebaixamento da série A.

    Curtir

    • O Magrão foi bem na reta final da Série B, mas falei à época que parecia que era só para garantir contrato em 2018. Mas não acho que ele tenha condições de ser volante, tinha que ser um ponta esquerda, no máximo. Serginho é um pouco melhor que Renan Oliveira (praticamente iguais) e também não resolve, não entendi a contratação. Podemos jogar melhor, mas tem que dar sequência pros titulares.

      Curtir

  3. FALTAM 7 JOGOS PARA COMEÇAR A NOSSA META DO ANO FICAR NA SERIE A.
    ESTAMOS EM CURSO COM TESTES E TREINOS DE LUXO. TEM DE TESTAR O PILAR, O RENATO BRUNO, O MICHEL ANTES DO BRASILEIRO. ELE VIVE FALANDO EM DAR RODAGEM AO TIME A HORA E AGORA. NAO ESQUECER DO CRISTIAN QUE JOGA MUITO MAIS QUE ESSE JUNINHO.

    Curtir

    • O tempo é bastante curto, fica difícil testar esses jogadores jovens. O que eu testaria dentre os que citou é o Renato Bruno, pra mim pode ajudar e é mais velho que os outros. O Pilar me parece que o Enderson não bota muita fé, mas acho que poderia evoluir. Talvez seja o caso de ser emprestado a fim de ganhar experiência.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s