Sua torcida feminina nunca é demais

Começo parabenizando as mulheres e principalmente, as mulheres americanas, por seu dia comemorado ontem. Elas, que são nossas mães, irmãs, filhas e companheiras já conquistaram muito e há sempre mais a conquistar. O lugar de uma mulher é onde ela quiser! Sempre foram e serão bem-vindas na torcida do Coelhão, pois em nossa história estiveram presentes e próximas. Foi a menina Alda Meira que sorteou, dentro do chapéu de Aureliano Lopes Magalhães, o nome América para aquele clube de meninos que se formava. Não poderia ser mais feliz. Escolheu justamente a única palavra que pode ser falada usando dois gêneros: O América e A América. Não me lembro de outro time que exalte sua torcida feminina no próprio hino. Somos força respeitada no futebol feminino. A primeira mulher a narrar um jogo de futebol profissional , Isabelly Morais, fez sua estreia em um América e ABC em 2017.

Ainda hoje, é bonito ver a presença feminina na nossa torcida, em quantidade e qualidade. De todas as idades, se espalham entre nosso pavilhão, trazendo a força carinhosa e a presença maternal, ainda que aguerrida, para a única torcida de Belo Horizonte que ainda merece a presença delas em seu meio, sem medo do abuso e da ignorância que caracterizam um meio tão excludente ao sexo feminino quanto o futebol.

Caldense

A vitória da quarta passada nos garantiu o segundo lugar nesta fase de grupos do campeonato mineiro 2018. Aylon fez grande partida, participando das jogadas e ainda marcando dois gols. No jogo passado, tentou surrupiar ao fnal do jogo o relógio de melhor jogador das mãos do repórter Thiago Reis dizendo que “naquele jogo não teria jeito, tinha que ser dele.” Não foi. Foi de Serginho, que também fez grande partida na ocasião. Mas o relógio era dele mesmo, só estava atrasado e chegou alguns dias depois na partida com a Caldense. O medo da torcida é que menino Aylon Maiden seja um novo Osman. Torço para que não e vejo nele uma gana em jogar bola que não via no Osman.

O primeiro gol veio de um passe com açúcar e com afeto de Serginho para Carlinhos na lateral esquerda, que cruzou para o cabeceio de Aylon. Vejo Carlinhos um degrau acima de Giovanni atualmente. Tem um passe melhor e quando necessário, cumpre plantão no meio campo. Serginho também tem correspondido e a cada jogo tem melhorado o entrosamento. Se não é ainda o camisa 10 mítico que procuramos, tem sido importante nas partidas do deserto de talento que é o campeonato mineiro. Destaque também para David, que vem mostrando este ano o que escondeu ano passado. Seguro como bolso de muquirana e jogando o simples, tem ajudado o meio de campo do América, inclusive fazendo as transições de bola.

40638430802_15b09abe5d_z

Foto:Mourão Panda(@photompanda)/América

Nova Lima é tudo menos novo

A melhor parte da vitória de quarta é que, conforme Enderson Moreira sinalizou, poderemos dar descanso ao elenco mais desgastado na última partida e colocar algumas peças que ainda não tiveram chance em campo. Claramente, os pendurados por cartão amarelo forçaram o terceiro para que cumpram suspensão e zerem a contagem. Estão suspensos para a partida do Alçapão Aylon, Luan e Messias. Rafael Moura ainda sente uma contusão e está fora para domingo, assim como Zé Ricardo.

O jogo não vale nada para nós e muito para o Vila. Então esperem um jogo aguerrido da parte deles e um jogo morno do nosso lado, inclusive pela grande quantidade de desfalques. Matheus Ferraz, contratado em janeiro e ainda sem nenhuma chance, provavelmente fará sua estreia no lugar de Messias e o time provavelmente  virá em 4-4-2 ao contrário do 4-3-3 usual. Pela lógica, Renan Oliveira também deverá voltar ao time, assim como Aderlan. Eu descansaria João Ricardo, que embora precise jogar para recuperar o ritmo, pode acabar sentindo algo na coxa problemática. Melhor poupá-lo.

O melhor América que vejo atualmente para as próximas fases é: João Ricardo; Norberto, Rafael Lima, Messias e Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho e Serginho; Marquinhos , Rafael Moura e Aylon.

Mastigação de números

Analisando a tabela com apenas uma rodada pendente, podemos tirar algumas conclusões. Os azuizinhos e o Coelhão já tem primeiro e segundo lugar garantidos. Todo o resto é briga de foice no escuro. Certo é que Cruzeiro e América só se encontrariam em uma final. Também é quase impossível que encontremos a cachorrada nas quartas, pois independentemente dos resultados, ficarão entre terceiro e sexto. Sétimo apenas se a Patrocinense ganhasse do Cruzeiro e os caninos perdessem para a Tombense. Ainda assim haveria um diferença de 5 gols no saldo.

Para as semifinais, tudo dependerá dos resultados apurados. Supondo que os três da capital passem por seus respectivos jogos, jogaremos contra a cachorrada se nenhum time entre nós e eles passar para as semifinais. Em uma hipótese, digamos que os oito classificados foram na seguinte ordem:

  1. Cruzeiro
  2. América
  3. Tombense
  4. Boa
  5. Tupi
  6. Atlético
  7. Patrocinense
  8. URT.

Dessa forma, jogam Cruzeiro x URT em Belo Horizonte, América x Patrocinense em Belo Horizonte, Tombense x Atlético em Tombos e Boa x Tupi em Varginha. Supondo que os times da capital passem, qualquer ganhador de Boa x Tupi ficou melhor colocado no campeonato que os caninos. Sendo assim, a ordem relativa para as semifinais seria Cruzeiro, América, o ganhador de Boa x Tupi e Atlético e portanto, pelo regulamento, teríamos um Cruzeiro x Atlético nas semis.

Só há garantia de jogarmos contra a cachorrada nas semifinais se estes terminarem em terceiro e passarem pelas quartas. O que prefiro? Sinceramente não sei. Sempre que fomos campeões , derrotamos a duplinha. Além disso, as forças ocultas do futebol mineiro sempre agem em prol de uma final da duplinha, pois caso isso não aconteça, “o campeonato está em risco”, conforme dito por um boquirroto que narra os jogos do Coelhão na TV fechada. Somos resistência.

Vamos em frente que a conquista do campeonato está próxima e que isto não nos iluda no caminho maior que é a permanência na série A. Grande abraço!

Jairo Viana
twitter.com/jairovianajr


ASSINE O CANAL E ACOMPANHE O PODCAST AO VIVO: http://www.youtube.com/decadentes/

ASSINE O PODCAST NO SEU SMARTPHONE: iTunes, Android, RSS, DeezerTuneIn

SIGA OS DECADENTES NAS REDES SOCIAIS:
Facebook: http://www.fb.com/DecadentesAMG
Twitter: http://twitter.com/DecadentesAMG
Aplicativo: http://app.vc/decadentes

Foto de Capa: Mourão Panda(@photompanda)/América

Um comentário sobre “Sua torcida feminina nunca é demais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s