Carta ao Jogador do América

Companheiro em armas,

Escrevo a você às vésperas de nosso jogo contra o Fluminense. Sou um torcedor do América Futebol Clube, time portador da cor Esmeralda-Esperança e vivo a vida desse clube.

Queria dizer em primeiro lugar, que independente do que aconteça domingo, a torcida agradece a você a melhor campanha em Série A que já fizemos. Nunca chegamos, na era dos pontos corridos, a ter a possibilidade de fazer contas na última rodada para nossa permanência e muito menos dependermos apenas de nós mesmos. Somos emotivos, mas quando o julgamento da história acontece, somos justos e fieis a quem nos deu seu sangue.

A sua história de vida eu sei. Você já teve seu futebol questionado e já tentaram convencê-lo que o futebol não era pra você. Você teve lesões que colocaram em dúvida sua carreira e suas próprias escolhas. O Clube em que você está espelha esta história.

Desde que os meninos se reuniam em uma gameleira na Alvares Cabral com Espírito Santo em 1912, o América foi muitas vezes questionado em sua existência. Afinal, como pode esse clube existir em uma cidade que já contém outros dois clubes de maior torcida. Um disse que iria nos fechar, outro que iria nos absorver. Como você, persistimos em nosso sonho. Sofremos lesões muitas, incontáveis e contínuas. Fomos caçados pelos adversários incansavelmente. A primeira irrigação do CT onde vocês hoje treinam foi irrigada pelas lágrimas de um ex-presidente, que anos antes vendeu nosso único patrimônio, a antiga Alameda, para que continuássemos existindo.

Se domingo formos rebaixados, a vida continua. Como fênix, vamos nos reerguer pois é nossa história. Talvez você tenha estado naquela festa bonita ano passado contra o CRB.

Mas se permanecermos na Série A, meu companheiro…

Se permanecermos, estaremos fazendo história e você fará parte disso. Quando ganhamos a Série C em 2009, lembro do Euller gritar a plenos pulmões que “temos nosso lugar na história!”.  Verdade incontestável. Euller e seus companheiros fazem parte da história de um time que foi fundado por um negro quando um negro não podia nem jogar nos outros clubes da capital. Um time que lutou contra injustiças e foi excluído por três anos das competições nacionais apenas por buscar seus direitos. Fomos rebaixados ficando em 16º em um campeonato de 32 times. É uma história bonita demais e que tem um pedaço guardado pra você.

No jogo de domingo, estamos com você em campo. Acredito no seu futebol e na sua vontade. Contra nós, tudo dentro e fora do campo. Antes de entrar, faça uma oração se for de sua vontade e não se incomode com a torcida adversária. Não importa quantos sejam, nós estaremos lá com você. Nossa força será a sua. Dentro de cada camisa americana, um amor maior do que você imagina.

Somos uma torcida forjada a ferro e fogo. Se hoje somos poucos, é porque poucos resistiram a jogar o Módulo 2 do Mineiro, Série C e congêneres. Portanto, a torcida que você vê na arquibancada é o produto onde apenas os americanos mais apaixonados resistiram. Não temos vaidade e nem torcemos contra o vento. Nossa vaidade é saber que estivemos com o time sempre que ele precisou. Nenhum vento nos assusta. Somos moinhos, que usam da tempestade para cumprir seu destino.

Leve no escudo de sua camisa nosso apoio, nosso respeito e nossa união. Estaremos em fé com você naqueles 90 minutos que separam o Céu do Inferno.

Um grande abraço do seu companheiro em armas, o Americano!
Jairo Viana
twitter.com/jairovianajr

O grande americano Thiago Reis (Seu Nome, Seu Bairro) recebeu o texto o interpretou. Ouçam:

Download MP3 – Clique com o botão direito do mouse e escolha Salvar como / Save As

iPhone |  Android | Google Podcasts | SpotifyRSS  | TuneIn

PROGRAMA SÓCIO-CORNETEIRO: APOIE O DECADENTES NO CATERSE – http://www.catarse.me/decadentes

SIGA OS DECADENTES NAS REDES SOCIAIS:
Facebook: http://www.fb.com/DecadentesAMG
Twitter: http://twitter.com/DecadentesAMG
Aplicativo: http://app.vc/decadentes

TIME TITULAR
Cláudio Sálvio [Corneta Americana: fb.com/cornetaamericana | twitter.com/claudio_salvio]
Henrique Pinheiro [Geral do Decacampeão: fb.com/Geral.America | twitter.com/geral_america]
Jairo Viana [twitter.com/jairovianajr] 
Marcão do Castelo [twitter.com/mas_bhz]
Sergio Tavares
[twitter.com/stsalviano]
Walisson Fernandes [twitter.com/FernandesWali]
#AcreditaAmérica #DecadentesAMG #Coelhão

10 comentários sobre “Carta ao Jogador do América

  1. Nas minhas veias correm um líquido que me mantém vivo e o meu é verde. E verde é esperança e tenho ela até o último segundo de jogo.
    Força e garra a todos envolvidos nessa batalha.

    Curtir

  2. Sou coelhāo de velha guarda jamais desistį venho de Jardel Gunga Capeta Ary Hilton chaves e mais um monte de herois que honram nosso Verdāo com carinho e muita ..Raaaaça.

    Curtir

  3. ESTOU ESPERANDO O PRODUTO DESSE CAMPEONATO APOS 19 HORAS . AI VOU FAZER CRITICAS AO DEPÁRTAMENTO DE FUTEBOL DO AMERICA QUE CONSOME MAIOR PARTE DO ORÇAMENTO DO CLUBE.

    Curtir

  4. Por que Givanildo? Para trazer jogadores do Nordeste e deixar aqui como das últimas vezes?
    Tem que usar a base. Buscar alguns jogadores que saíram e são bons. Vitinho, Renatinho, Pilar, Goldsein, manter o João Ricardo, o Jori, o Messias, o Ricardo, o Zé Ricardo, o Cristian, o Danilinho, o Ademir, o França, o Aylon, como centro avante, trazer o Bill de volta, trazer um jogador de meio campo experiente, talvez manter o Norberto, o Geovane. O resto pode dispensar, principalmente, o Luan e o Rafael Moura.

    Curtir

Deixe um comentário