Mais 30 dias de crise

Eis que vamos para a tão incensada parada da Copa América. Na zona de rebaixamento e com a pior campanha do América nos 8 primeiros jogos de todos os tempos, o alerta está mais que vermelho, se é que isso é possível. 10 pontos nos separam do G4, o que considerando o time atual parece um abismo do tamanho do Grand Canyon.

CRB e Bragantino

Como diria Jorge Aragão, no jogo contra o CRB “desfilamos sobre aplausos da ilusão”. Voltamos a realidade no jogo contra o Bragantino, que verdade seja dita, é um time bem melhor do que o CRB. Com ainda 90 pontos em disputa após a parada da Copa América, precisamos de mais 40 pontos para permanecer na série B e mais 56 pontos para subirmos para a série A.

A pergunta fundamental é: “O que a parada pode nos trazer de bom?”. Ouvindo as palavras da comissão técnica e da diretoria, parece que o único time que parará para a Copa somos nós e que nosso time é excelente, só nos faltando sorte. Os fatos trabalham contra. Os reforços trazidos nos últimos tempos não qualificaram o elenco e ainda produziram distorções na escalação, como a presença do goleiro Thiago e a entrada automática dos novos jogadores, o que levou ao ostracismo outros jogadores como França e Jori.

Queria muito saber se o técnico Maurício Barbieri está completamente perdido ou procurando um time e uma forma de jogar. Do meu ponto de vista, nosso caro técnico com nome de biscoito simplesmente bancou seus escolhidos e esperou que o time funcionasse. Melhoras em relação ao time do Givanildo? Sim, mas apenas na ocupação dos espaços em campo. O time com Givanildo parecia muito menos organizado, mas padecia do mesmo problema fundamental, a baixa qualidade técnica e física dos seus jogadores.

48039166722_e07c1cb848_k

Créditos: Mourão Panda (@photompanda) / América MG

Diagnóstico

Pensando no elenco atual e nos jogos desse ano, podemos analisar posição a posição e encontrar caminhos para a parada.

No gol, tivemos 4 goleiros e destes, o que foi melhor foi Jori. Thiago está bancado pelo técnico, mas ainda não justificou a confiança. Nossos laterais foram João Paulo, Leandro Silva e Ronaldo. O menino Ronaldo entrou apenas contra o Cruzeiro e não foi bem, além de ter rompido ligamento do joelho. Os outros dois não conseguem atacar com qualidade e não tem pulmão para defender. Portanto é preciso testar os reservas , ou recuar fortemente a atuação dos laterais. Na zaga, apesar de algumas críticas, Paulão tem sido o melhor. Que saudade do Messias! Talvez seja hora de colocar os elogiados Bolivia e João Cubas, que tem boa fama na base.

A volância é um ponto forte do time, se olharmos com um ponto de vista otimista. Zé Ricardo e Christian ainda são nossos melhores volantes. Juninho tem pulmão tentando compensar a técnica. Maranhão e Luiz Fernando são volantes nota 5, pelo que mostraram até agora. Morelli foi muito mal quando entrou. Nosso pior pecado é esperar que os volantes armem o jogo. Uma solução para as laterais pode ser improvisar Christian lá, que já cumpriu a função e tem vontade de jogar.

Nosso ataque é quase sempre nulo. Os únicos que parecem estar um pouco acima do resto são Felipe Azevedo, que quando escalado mais a frente costuma render e Neto Berola, que sofre da síndrome de um tempo só. Viçosa está de saída, provavelmente porque Maurício Barbieri já deu sinais que não deve aproveitá-lo. É um brigador, mas só. Rafael Bilu ainda é interrogação. Jonathan Belusso precisa melhorar muito, principalmente em posicionamento e passe. As maiores decepções do ano pra mim são Toscano e Matheusinho. Toscano mata todas as jogadas onde encosta na bola e Matheusinho parece disperso. França e Ademir me parecem boas opções que estão sendo deixadas de lado.

Na parada da Copa, é preciso repensar o time e melhorar o preparo físico, que está ruim, como prova a caída do time no segundo tempo. Mas esses próximos 40 pontos serão duros. Tomara que essa coluna seja no futuro só uma constatação temporária.

Grande abraço a todos.

Créditos da foto de capa: Mourão Panda (@photompanda) / América MG

 

 

Um comentário sobre “Mais 30 dias de crise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s