Nosso ataque no divã

Marcus Salum durante pronunciamento no duelo entre América x São Bento-SP – Foto: Mourão Panda / América

Em entrevista à Rádio Itatiaia esta semana, Salum afirmou que ficamos a um golzinho da série A, classificando até como uma obra do acaso, como se por um mero capricho divino tenha nos faltado um golzinho para o acesso. Tal entrevista por si só merece um texto próprio, afinal não foi obra de Deus ou do acaso, e há sem de se colocar o planejamento de 2019 no divã.  Mas por hora, analisemos o desempenho de nossos atacantes este ano. 

Júnior Viçosa durante duelo entre América e Vitória – BA – Foto: Mourão Panda / América

Junior Viçosa foi nosso principal atacante para este ano, e gera na torcida uma montanha russa de sensações, um reflexo dos altos e baixos da temporada. De titular absoluto com o Giva a descartável e treinando a parte com Biscoiteiro Barbiere, Viçosa deu a volta por cima no início da trajetória do Tigrão no comando do time, mas por fim passou os últimos 11 jogos sem marcar um gol sequer, e bem, digamos que esse gol fez falta. 

Com uma impressionante média de 0.8 finalizações certas por jogo, não e de se estranhar que a média de 0.24 gols por jogo. O total de 5 assistências no campeonato também não são um indicativo de eficiência ofensiva, mas há quem defendesse sua titularidade fervorosamente como a única opção possível no elenco, uma vez que ele seria o menos ruim dentre os demais. Será? 

Jonatas Belusso durante treino no CT Lanna Drumond – Foto: Estevão Germano / América

Bem, Belusso com certeza uma grande decepção no campeonato, seu pomposo topete se destacou muito mais pelo futebol. Com uma média de 0.11 gols por jogo e tendo anotado um total de 0 assistências nesta série B apenas um louco o defenderia como uma opção viável para o ataque. 

Do Elias não se pode falar nada, foi contratado como opção ofensiva diante do afastamento do Viçosa, entretanto não jogou um minuto sequer e pouco ficou no banco. Nem sequer se destacou como o uruguaio Boselli por gravar vídeos no vestiário. Neste caso, o fato de ter sido preterido por todas as outras opções possíveis seja um indício de sua qualidade e do quanto poderia ter acrescentado… 

Vitão foi uma grata surpresa no final do ano, revelado nas categorias de base do clube passou a ser a segunda opção para atacante na reta final do campeonato. Muito voluntarioso, embora ainda com muito a amadurecer, conseguiu anotar um gol importantíssimo contra o Guarani. Foi lançado na reta final do jogo contra o São Bento para tentar repetir a mística, entretanto sem sucesso.  

Vitão comemora gol durante duelo entre Guarani-SP x América – Foto: Estevão Germano / América

É difícil crer que um menino recém promovido da base fosse ser nossa solução ofensiva, e seus números este ano somando base e profissional não foram extremamente convincentes, uma média de 0.25 gols por jogo no total. No entanto, uma vez que os números do Viçosa não se justificavam e a seca de gols dele já durava 10 jogos, talvez ter dado ao Vitão a chance de comandar o ataque contra o São Bento talvez nos rendesse melhor sorte. 

O que se pode afirmar desse ataque e que ele de fato não marcava muitos gols, Belusso teve a pior média de gols de um atacante titular desde 2013, Viçosa só fica à frente do Hugo Almeida e nossos ataques de série A, ainda que se contando apensa a Serie A de 2018 o Leitão tenha uma média melhor que a dele.  

Em última análise, não e de se estranhar que nos tenha faltado um gol contra o São Bento, afinal, nosso ataque nos faltou em gols na maior parte do campeonato. O que nos faltou foi um centroavante confiável, como tivemos em 2014 e 2015, ou até mesmo um eficiente como nos foi Fabio Junior em 2013, ainda que tenha sido seu ano de declínio técnico, ou o Bill em 2017. O que nos custou o acesso não foi mero acaso ou obra do divino, foi um planejamento mal feito para 2019 e carência de peças ofensivas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s