América & História – Episódio 6 – 1973

Salve Decadentes!
Todo mundo já sabe: Dia 30 é dia de América & História!!!!
1973 foi um ano em que teve jogador americano ganhando o bola de prata, a maior premiação de futebol do Brasil! Teve a melhor colocação americana num brasileiro de série A. Teve o maior clássico das multidões da nossa história! Teve a camisa mais bonita do Brasil! Teve Show, teve futebol arte, enfim… teve emoção que durou até o ano seguinte!
Então dá o play aí pra ouvir sobre o ano mais espetacular que o Coelhão já viveu!
E não se esqueça de comentar depois, você estava lá? Tem alguma história da época? O Salviano quer te ouvir, coloca um comentário aí ou então fala com ele no tuíter: @stsalviano
E se quiser aprofundar mais no assunto, segue alguns links de onde o Salviano tirou a pauta desse episódio!
Pesquisa:
– Texto do Rodrigo Carvalho no Decadentes – https://decadentes.com.br/2018/08/28/73-o-ano-que-devemos-repetir/
– Trivela: As relações da didatura e o futebol brasileiro – https://trivela.com.br/ditadura-nunca-mais-as-relacoes-entre-futebol-e-a-ditadura-militar-no-brasil/
– Memórias da Ditadura – http://memoriasdaditadura.org.br/futebol/
– Taça Minas Gerais de 1973 – https://www.golaberto.com.br/championship/show/430-brasil-taca-minas-gerais-1973/games/1537-primeira-fase
– Campeonato Mineiro de 1973 – http://www.futebolnacional.com.br/app/championship.jsp?code=0980AD2A76858F884AA0E0243F77D50B&lang=pt_br
– Campos Invisíveis – http://camposinvisiveis.com/alameda.html
– comentários do Nego no facebook – https://www.facebook.com/BarraDoCoelho/posts/700295860124372/
– O dia em que o Neneca chorou – http://noblogdoroberto.blogspot.com/2015/01/o-dia-em-que-neneca-chorou.htm
– O Canto do Coelho – http://ocantodocoelho.blogspot.com/search/label/1973
– Acervo do Coelho – http://acervodocoelho.com.br/1964-1979-era-mineirao/
– Americanos – http://americanosfutebolclube.blogspot.com/
– Juca Show – https://www.otempo.com.br/super-noticia-old/juca-o-show-1.92483

Download MP3 – Clique com o botão direito do mouse e escolha Salvar como / Save As
iPhone |  Android | Google Podcasts | SpotifyRSS  | TuneIn

SIGA OS DECADENTES NAS REDES SOCIAIS:
Facebook: http://www.fb.com/DecadentesAMG
Instagram: http://instagram.com/DecadentesAMG
Twitter: http://twitter.com/DecadentesAMG
Aplicativo: http://app.vc/decadentes

#AcreditaAmérica #DecadentesAMG #Coelhão

5 comentários sobre “América & História – Episódio 6 – 1973

  1. Prezados Decadentes, o trabalho que vcs desenvolvem é de proa, além de ser de extrema importância para a memória do nosso América.
    Tentei ouvir o capítulo sobre o ano de 1973, época de ouro do nosso time. Digo “tentei” porque tive que desligar após cerca de 5 min de áudio. A narrativa política contida no áudio é uma completa aberração, pura narrativa de comunistas que nas décadas de 60/70 tentaram implantar no Brasil uma ditadura do proletariado, no modelo cubano e chinês. Se o movimento militar de 1964 tivesse sido tão sangrento como diz o narrador, talvez os Srs. Brizola, Prestes, Terezinha Vargas, Lula da Silva, FHC, Jose Dirceu, Genoíno e outros não teriam tido a oportunidade de serem anistiados e retornado ao Brasil com todos os direitos garantidos. Até mesmo o partido comunista saiu da clandestinidade. O movimento pela redemocratização do Brasil ocorreu por volta de 1984, com as DIRETAS JÁ. Eu vivi os dois momentos. O resto é conversa fiada para boi dormir.
    Não usem o América para doutrinar incautos, assim vocês estarão prestando um desserviço ao América. Não façam isso com o belo trabalho que vcs desenvolvem.
    Com relação a 1973, lamento, mas vou beber em outra fonte. Reitero minha admiração pelos integrantes dos Decadentes

    Curtir

    • Oi Paulo, boa tarde!
      Primeiramente queria dizer que é uma pena que você não tenha ouvido o episódio inteiro. Tenho certeza de que se ouvisse tudo, ia gostar, porque sei que tem orgulho da história do nosso América, assim como eu.
      Mas esse orgulho que sentimos não pode nos cegar quanto a veracidade dos fatos que aconteceram. Tem muitos períodos da história americana em que nós erramos, fizemos coisas reprováveis e com a distancia do tempo, conseguimos reavaliar e criticar.
      Isso é importante até pra fazer no futuro um América ainda melhor.

      E da mesma forma que a paixão não deveria nos cegar, a ideologia do presidente que você elegeu não deveria te cegar. Não é porque você não viu ninguém sendo torturado, que isso não aconteceu. Não é porque alguns jovens políticos daquela época saíram vivos que nenhum outro foi morto. Não é porque existiram revolucionários de esquerda que os porões da ditadura não fizeram atrocidades. Há de se ter um pouco mais de bom senso ao olhar a janela da história.

      Além disso, gostaria de deixar claro que o América & História não tem interesse em doutrinar ninguém. Nosso único interesse é mostrar um pouco da nossa história e em qual contexto ela aconteceu. E isso não pode ser feito negando fatos ou reescrevendo a história a seu bel prazer. Nossa fonte de consulta são os livros, não os posts do whatsapp criados pelo gabinete do filho do presidente.

      Inclusive gostaria de sugerir a você a leitura da pentalogia sobre a ditadura feita pelo jornalista Elio Gaspari. Ela é o produto mais bem acabado de uma pesquisa profunda feita nos arquivos no general Geisel. Tenho certeza de que se você a ler, vai rever seus conceitos e entender a gravidade dos 21 anos que passamos. Mais que nossas lembranças, o trabalho de um historiador é essencial pra que uma nação se torne plena e não cometa os mesmos erros de outrora.

      No mais, espero que assista aos próximos episódios e comente também tudo aquilo que te incomodar. Estamos totalmente abertos à criticas e estabelecer um diálogo com os ouvintes é essencial ao nosso trabalho.

      abraços
      Sérgio Salviano

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s