Racismo não!

As torcidas organizadas do América Futebol Clube, os coletivos de torcedores americanos, os produtores de conteúdo independente e demais torcedores antirracistas do América Futebol Clube que subscrevem este e-mail vem, por meio deste, apresentar seu posicionamento em relação ao crime de racismo praticado ontem por um sócio Onda Verde, dia 8 de junho de 2022, durante o jogo entre América e Ceará.

Assim como nos recentes posicionamentos adotados pelo América Futebol Clube, também acreditamos que o único caminho possível seja o da promoção da igualdade, da liberdade de expressão, do direito do torcedor americano torcer de qualquer forma, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa ou origem. Por isso, repudiamos e continuaremos repudiando veementemente qualquer episódio discriminatório que acontecer entre nós.

Ainda nesse sentido, somos favoráveis que o criminoso seja cassado de sua condição de sócio Onda Verde e banido dos jogos do América Futebol Clube no Estádio Independência, caso essa providencia ainda não tenha sido tomada.

Não contentaremos com a simples cassação da condição de sócio Onda Verde deste criminoso. Exigimos que o clube adote estratégias para coibir atos como este – que vão além de posts em efemérides – e que acompanhe as denúncias e, sobretudo, ampare suas vítimas.

A este respeito, em particular, também cobramos que o América Futebol Clube garanta total amparo às vítimas de ontem, garantindo seu anonimato, sua integridade física e emocional, e, principalmente, sua estabilidade profissional. Que a vítima não seja exposta ou culpabilizada! Tampouco penalizada por registrar a queixa. Por amparo, entenda-se que esperamos ver o América, em especial seu departamento jurídico, acompanhado de perto o desenvolvimento das denúncias nos órgãos competentes, agindo para que tais órgãos tomem as medidas cabíveis de responsabilização do agressor e orientação das vítimas para o exercício de seus direitos.
Estaremos atentos a este e outros crimes semelhantes que porventura voltem a acontecer entre nós!

O América Futebol Clube pode contar com todo o apoio da sua comunidade de torcedores pra ampliar o alcance dessas ações contra o Racismo e quaisquer outros preconceitos e discriminações. Estamos juntos!
Chega de Racismo!

Barra UNA
BMAIS
Camisa 12
Canal Decadentes
Canal Sou Deca
Coletivo Fora da Toca
Duda Oliveira
Grêmio Vale Verde
Larissa Loyola
Podcast América e História
Programa Terça do Coelho
Resistência Americana Antifascista
Torcida Avacoelhada
Torcida Bafo do Coelho
Torcida Batom Verde
Torcida Seita Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s